quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Os Limites da Democracia na Grécia Clássica:mulheres,escravos e estrangeiros.

"O que distingue o convívio dos homens nos estados de todas as outras formas de convívio humano que eram bem conhecidas, era a liberdade".

A Civilização Grega existe a mais ou menos a cerca de 1.500 anos a.C. desenvolveu-se na Península Balcânica a Civilização Grega a mais importante da Antigüidade e também a mais influente de toda a história. Arquitetos Gregos criaram estilos que são copiados até hoje. Seus pensadores fizeram indagações sobre a natureza que continuam a serem discutidas nos dias atuais. O teatro também nasceu na Grécia, onde as primeiras peças eram representadas em anfiteatros abertos. Foi em Atenas, uma Cidade-Estado*, que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo - embora houvessem escravos, que por não serem cidadãos não votavam -. A sociedade grega atravessou diversas fases, atingindo seu apogeu entre os anos 600 e 300 a.C., com grande florescimento das artes e da cultura. A Grécia foi unificada por Felipe da Macedônia. Seu filho, Alexandre O Grande, disseminou a cultura grega pelo Oriente Médio e pelo norte da África.

As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos.Os escravos eram considerados propriedade do seu senhor.

A partir do século VIII a.c., desenvolveu-se na Península Balcânica uma das Civilizações mais importantes da Antiguidade.A civilização mais importante que já existiu foi a dos Sumérios na antiga Mesopotâmia pois foi lá que se inventou a escrita, a agricultura, a astronomia, as cidades, as leis e muitas outras coisas.



Apesar da cidadania estar restrita, a Democracia Grega foi a mais perfeita forma de governar a História da Humanidade e na Democracia.Na Grécia também foi fundada a Democracia Representativa,que possibilitando a todos o exercício da cidadania tem o desafio agora de educar o seus povos(cidadões).

Em 507 a.C., Clístenes que foi um politico grego que assumiu o comando de Atenas e realizou um vasto programa de reformas, no qual se estendeu os direitos de participação política a todos os homens livres nascidos em Atenas: os cidadãos. Desse modo, consolidava-se a democracia ateniense.

A participação política, contudo, era restrita a 10% dos habitantes da cidade. Ficavam excluídos da vida pública, entre outros, estrangeiros, escravos e mulheres, ou seja, a maior parte da população. Que na época era de 400 000, dividida em 40 000 "cidadãos", 100 000 de estrangeiros, 200 000 de escravos e 60 000 de mulheres e crianças.

As mulheres tinham pouca liberdade pois Casavam-se muito jovens, entre 15 e 18 anos, conforma a escolha dos pais. Após o casamento, tinham de prestar obediência ao marido. As mais ricas viviam em uma boa condição financeira.As mais pobres eram obrigadas a trabalhar. O marido tinha o direito de devolver a esposa aos pais dela em caso de esterilidade ou adultério.

´´Ser cristão é ter direito a vida,á liberdade,a igualdade perante a lei:é em resumo ter direitos civis.E também participar nos destinos na sociedade:votar,ser votado,ter direitos políticos.Os direitos civis e politicos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,aqueles que garantem a participação dos individuos na riqueza coletiva:o direito a educação,ao trabalho,ao salário justo,á saúde,a uma velhice tranquila.E tercer a cidadania plena e ter direitos Civis,Políticos e Sociais.``



O texto acima foi relatado na aula de História pelo Professor Vitor que da aula há 19 e ensina no Colégio Alberto Conte.



Fonte:

Jaime e Carlos Pinsky.``História da Cidadania``,Ed.Contexto,2008,pag.9


Porque estudar a Antiguidade Clássica?
Fontes dos Textos:


http://greek.hp.vilabol.uol.com.br/introd.htm


http://lukinha007.spaces.live.com/blog/cns!491FEBA222C5F301!8895.entry


http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_democracia_em_Atenas

                                                               Atenas!

                                                                    Democracia Grega!






De acordo com uma visão eurocêntrica(ou seja uma concepção de mundo concentrado na cultura européia)os historiadores europeus que viveram,estudaram e,escreveram no século XVI criaram a seguinte divisão dos tempos históricos em Idade Antiga,Medieval e Moderna.

A Idade Antiga ganhou uma subdivisão:

antiguidade Oriental(refernte aos Mesopotâmicos,Egipcios,persas,hindus,Chineses e japoneses)e antiguidade classica(referindo-se aos gregos romanos).Essa designação leva em conta não a localização geografica mas a importância a elas atribuidos pelos historiadoresdo Renascimento que pretendiam retomar os valores grego-romanos na construção do mundo moderno.´´Clássico``em latim significa``excelente`` ``de alta qualidade``.

Na verdade,as sociedades grega e romana tornaram-se determinantes para a formação do mundo Ocidental.Tais culturas ainda inflênciam as instituições políticas,as leis e normas civis que organizavam as sociedades ocidentais.

O ocidente europeu colonizou e ajudou a formar a história de diversos sociedades,como a nossa da América Atual.

Fonte:Aula de História com o Professor Vitor 9/08/2010

Conclusão:

A Democracia começou na cidade grega em Atenas.Na Grecia Clássica ser ser cidadão tinha seus limeites,pois,escravos e estrangeiros naquela época não era considerado um Cidadão.

No histórico da democracia da Grecia Classica surgem os fundamentos elementares para o regime que domina o ocidente moderno.

Após sofrer algumas mudanças com a passagem do tempo podemos dizer que a democracia sofreu alguns avanços:Há atual democracia
envolve todo cidadão com direitos iguais.Porém, as representações democráticas modernas enfrentam desafios o que sugestiona uma crise da própria representação em benefício de novas alternativas.A literatura aponta os gregos como o primeiro povo a desenvolver uma estrutura política na qual qualquer cidadão livre teria poder de trocar e participar das decisões.Para alguns esse período se compõe numa face pura do chamado governo do povo: a democracia. Entretanto, a sociedade grega estava dividida em três grupos: os cidadãos livres, os escravos e as mulheres. Apenas os homens livres tinham voz e poderiam defender qualquer direitos como contestar argumentos apresentado.Esse era o direito de todo cidadão grego. Condição da qual estavam excluídos as mulheres e os escravos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário